quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como um cachorrinho...



Jesus caminha em meio a uma multidão quando escuta alguém que o chama aos gritos... Era uma mulher, uma mulher pagã, uma cananéia, e ela gritava: "Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim".
Jesus a princípio finge não ouvir o seu clamor e continua caminhando como se nada estivesse acontecendo.
Pela segunda vez ela grita... ela precisava que sua filha fosse liberta pois estava sendo atormentada pelo demônio. Os discípulos pedem que Jesus mande-a a embora pois ela estava seguindo eles a todo lugar. Jesus mais um vez parece não se preocupar com tal situação.
Na terceira vez a mulher se humilha diante de Jesus e se joga aos seus pés dizendo: Socorre-me!
Então Jesus olha para aquela mulher e diz: "Não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".
Como assim?? Jesus em todo o seu tempo de missão na terra jamais negou um milagre a um dos seus filhos, esta mulher não foi a primeira pagã a vim ao encontro dEle, então por que Jesus agiu com tanta frieza com ela?? por que Jesus a compara aos cachorrinhos que não tem direito a comida dos filhos??
Aquela mulher sentiu-se humilhada naquele instante na frente de todos... sendo "rejeitada" por Jesus e comparada aos cachorrinhos... 
Então ela assumiu a sua pequenez diante de Jesus e se assumindo como um cachorrinho responde: "Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". 
Jesus jamais quis humilhá-la ou feri-la mas era necessário descer, era necessário reconhecer-se pequena e assumir que Jesus é a única saída... 
A resposta daquela mulher foi além do esperado por Jesus, ela o desconcertou, e naquela frase ela assume a sua pequenez e na sua humildade mostra para o Senhor que mesmo não sendo digna ela precisa dEle porque Ele é o seu refúgio, é a saída, é a resposta... é tudo!
Aquela fé tocou profundamente o coração de Jesus ao ponto dEle dizer: "Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres".
Nesta frase Jesus diz: minha filha, o que quiseres te darei porque me encontrastes, porque confiastes em mim...
Com este texto posso realmente concluir que um coração humilde desarma o coração de Deus e encontra profundamente a totalidade da sua misericórdia!
Nos coloquemos diante do Senhor como cachorrinhos, que não merecem mas que necessita.


(Reflexão sobre o Evangelho de São Mateus, cap. 15, 21-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário